quarta-feira, 30 de setembro de 2009

educação e infância

É importante que tenhamos em mente que educação e infância são fatores essenciais no desenvolvimento da cidadania e nos estudos acadêmicos. Para se realizar um trabalho eficiente e capacitado à criança, uma boa estrutura é essencial. Isso inclui ter material suficiente para que todos consigam compartilhar e um bom espaço de criação.
Uma área ao ar livre, mesmo que com poucas árvores, vira uma grande floresta. Uma sala bem cuidada, rica em cores e com variedade de brinquedos e estímulos igualmente possibilita momentos criativos, prazerosos e produtivos.

Lázara Gomes

A Criança e o Computador : Novas Formas de Pensar

Em todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento, a Informática tem sido um dos campos que mais tem crescido atualmente. Este processo tem atingido sobretudo as áreas de Educação e Lazer. Em decorrência, constata-se que, no mundo todo, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das crianças. Tornando-se, então, estratégico saber de que maneira ele pode determinar os novos rumos da construção do pensamento das crianças.
É interessante perceber que tem havido poucas pesquisas no estudo da interação entre as estruturas sócioeconômicas, as estruturas de pensamento da criança e o uso do computador. Na grande maioria das vezes elas se apresentam direcionadas apenas para um dos lados ou, no máximo, visando a interação entre dois aspectos. O que tem faltado é exatamente uma concepção dinâmica que estabeleça uma leitura múltipla direcionada para uma interação entre aqueles referenciais básicos. É o que este espaço no blog Boteco Escola se propõe a fazer identificando as relações dinâmicas entre as estruturas sociais, as estruturas do pensamento da criança e o uso dos computadores.

Kamila Caiafa

MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO


Vejo a tão grande necessidade de dar a importância neste tema nos cursos de formação de professores. Começo meu post no blog com o tema que me atrai.

O Caderno
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigoSe você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer.....
Sirlene Pereira Coelho

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Faculdades fazem retaliação à alunos inadimplentes


É fato que os assuntos educacionais que sempre me atraem, são os de modalidade admnistrativa e gestora das intituições de ensino.

Incluído nesse ritmo trago um tema atual que nos coloca de maneira indigada no tamanho da falta de conduta correta, ainda mais em se tratando de curso de formação de Professores. Algo muito simples, quando se pensa que educação é pra ser gestoriado por profissionais específicos, então, por educadores.

Ora, se lutamos por uma educação feita por profissionias - logo estamos nos formando para tal - como conviver com a gestão de pessoas que não gozam de qualificação?


A crise econômica e o arrocho salarial tem obrigado muitos pais que sempre foram pontuais no pagamento das mensalidades escolares de seus filhos a atrazarem algumas parcelas, a fim de garantir o sustento da família. Contudo, muitas instituições de ensino, esquedas de que exercem um "múnus" público de garantir acesso de todos à educação, direito fundamental e inalienável, praticam as mais diversas formas de chantagem contra os alunos inadimplentes, causando-lhes sérios contrangimentos psicológicos e morais, quando não são de fato prejudicados no andamento de seus estudos pela retenção de documentos. Alguns fatos atuais chegam às raias do estapafúrdio, de tão eloquentes em suas ilegalidades, afrotando a legislação educacional própria, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e a Constituição Federal.
Nesta visão que os alunos do instituto de ensino, reuniram e na proxima semana vão fundar o Primeiro Diretório Acadêmico de Educação FACICA/ISEC, a fim de lutarem por seus direitos, fazerem valer as leis e serem recebidos e tratados com dignidade. Em breve postarei mais sobre!
Rodrigo Mesquita

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SEJAM TODOS BEM VINDOS!


Todos bem vindos ao Boteco Escola... Este blog tem por obejtivo levar as opiniões, artigos e idéias da turma da Amizade do Sexto período de Pedagogia do ISEC. O nome veio como proposta de assuntos corriqueiros no mundo da educação, assuntos gostosos de se debater em quaisquer lugares, até mesmo na mesa de buteco, com amigos, polêmicos, inteligentes e democráticos!

Vamos lá.

Rodrigo Mesquita.