segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SEJAM TODOS BEM VINDOS!


Todos bem vindos ao Boteco Escola... Este blog tem por obejtivo levar as opiniões, artigos e idéias da turma da Amizade do Sexto período de Pedagogia do ISEC. O nome veio como proposta de assuntos corriqueiros no mundo da educação, assuntos gostosos de se debater em quaisquer lugares, até mesmo na mesa de buteco, com amigos, polêmicos, inteligentes e democráticos!

Vamos lá.

Rodrigo Mesquita.

6 comentários:

  1. As novas tecnologia de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Que bom seria se nós graduandos do Curso de Pedagogia do ISEC tivéssemos os mesmos ideiais de transformações como os pioneiros da Educação Nova e da militante e estudante de pedagogia Valquiria Afonso Costa ,que lutaram por um mundo e uma educação diferente e igual para todos.
    Vamos gente ,temos que deixar nossa história aqui.
    Afinal somos os primeiros...

    ResponderExcluir
  3. Embora não esteja integrado ao meio acadêmico, tenho admirado o esforço em torno de melhor educação. Só assim é possível opinar/escolher/avaliar... Partindo do pressuposto que a responsabilidade por essa melhora tem que ser compartilhada pelos professores e alunos, com o mesmo interesse. Um tem que querer aprender, e o outro tem querer mostrar como se aprende. Pois, o bom professor não ensina, ajuda o aluno a aprender.

    O fim da educação não é, como bem observou G. Davy, "desenvolver de maneira anárquica as tendências dominantes do educando; se o Mestre intervém para transformar, isto implica nele a representação de um certo ideal à imagem do qual se esforça por modelar os jovens espíritos".

    O Mestre que só procura informar acaba por deformar. É preciso que a pesquisa esteja presente em todos os momentos do aprendizado, aproveitando, quando viável, partes dos métodos e técnicas conhecidos, para estruturar novas formas de ensino.

    É preciso que o agir pedagógico promova uma ruptura no sistema conteudista e teórico para uma visão capaz de reconstruir com base na epistemologia da prática experencial, orientando para que o aluno crie com base em seu próprio ideal.

    Pois, “a alma tem uma potência de milhões de cavalos, que levanta mais peso do que o vapor. Se todas as verdades matemáticas se perdessem, escreveu Lamartine, defendendo a causa da educação integral, o mundo industrial, o mundo material, sofreria sem duvida um detrimento imenso e um dano irreparável; mas, se o homem perdesse uma só das suas verdades morais, seria o próprio homem, seria a humanidade inteira que pereceria".

    ResponderExcluir
  4. Aprende,homem,no refúgio!
    Aprende,homem, na prisão!
    Mulher na cozinha, aprende!
    Aprende, sexagenário!
    Tens de assumir o comando!
    Procura a escola, tu que não tens casa!
    Cobre-te de saber,tu que tens frio!
    Tu que tens fome,agarra o livro,é uma arma!
    Tens de assumir o comando!

    ResponderExcluir
  5. A educaçao esta presente em casa, na rua ,nas mídias em geral e todos nos envolvemos com ela, seja para aprender,para ensinar e para aprender-e-ensinar.
    Para saber, para fazer, para ser ou para conviver todos os dias misturamos a vida com a educaçao.
    A escola nao e o unico lugar em que ela acontece; o ensino escolar nao e a unica pratica , e o professor profissional nao é seu unico praticante.

    ResponderExcluir
  6. Queridos alunos, foi dado o primeiro passo de uma grande caminhada...Desejo sucesso a vocês! Parabéns!

    ResponderExcluir