quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Será que vale a pena??

Reportagem:

"Professores dizem que não têm o que comemorar no dia deles 15 de outubro de 2009"

Professores e profissionais da área de educação de São Paulo fizeram nesta quinta-feira, Dia do Professor, manifestação em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, pedindo melhores salários para a categoria.
O Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado (Udemo) havia proposto que os professores participassem do protesto nus, mas o que se viu na Praça da República, no centro de São Paulo, foram cerca de 200 pessoas usando aventais que simulavam, com desenho, o formato do corpo humano. Alguns dos manifestantes também usaram narizes de palhaço no protesto.
"É o nu pedagógico. É uma metáfora em relação à situação educacional no estado de São Paulo, que é uma calamidade. É o desnudamento dessa educação deletéria que temos em São Paulo", afirmou o presidente do sindicato.
Segundo a presidente do Sindicato de Supervisores do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, Maria Cecília Mello Sarno, o objetivo da categoria com o ato de hoje foi mostrar que não há nada para comemorar no Dia do Professor.
"Não tivemos nenhum reajuste no governo de José Serra, a não ser a incorporação de duas gratificações, o que dá um reajuste pífio de menos de 5% nos vencimentos", reclamou Maria Cecília. Ela informou que os professores e profissionais da educação do estado reivindicam reajuste para recompor perdas salariais desde 1998, o que corresponde a 27,5%.
A Agência Brasil procurou a Secretaria Estadual de Educação, que, no entanto, não se pronunciou sobre a manifestação.

Na minha opinião certamente é uma data a se comemorar! Infelismente, por enquanto o Professor ainda não é reconhecido como se espera. Estamos vendo lágrimas de sangue escorrer das salas, dos corredores, dos pátios e lamentavelmente até das Diretorias de algumas escolas. Más..., Vamos a luta, Para bons "educadores" uma palavra basta.

Kamila Caiafa



Um comentário:

  1. Infelizmente a passagem do Dia do Professor está muito longe do que define o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963,que criou esta data para enaltecer as funções desse Mestre junto à sociedade;
    Infelizmente o reconhecimento da nobre função do Professor, redentora daqueles que sonham com a cidadania plena, não tem sido a esperada;

    Ide, Caríssimo(a) Professor(a), cumpri vosso Missão:

    "Dai aos que teem sede do saber, o exemplo impressionante do vosso idealismo e do vosso patriotismo.
    Idealismo e patriotismo que se afirmam em espírito de sacrifício e que vos leve em ânsia de criação, a todos os recantos desses "Brasis"
    onde gerações inteiras aguardam a palavra da cultura para terem liberdade de escolha".

    Adaptação de citação de Souza(1940).
    Faz tempo!

    ResponderExcluir