terça-feira, 27 de outubro de 2009

XÔ HIPOCRISIA!


Bobo é quem pensa que educação só acontece dentro de uma escola. De fato não é! Nunca! Educação vem da sociedade, do ambiente onde vivemos. A escola muita das vezes é reprodutora e por vez também é redentora de toda a educação vinda do meio.

Nessa perspectiva, me deparei com um fato de Campos Gerais que me indignei da maneira em que foi tratada. As religiões sempre foram disseminadoras de suas ideologias e quase sempre de maneira imposta. Mas por serem instituições formadoras de opinião e tão logo educativa, sempre vem entrando em assuntos pertinentes à sociedade e aos jovens. Refletidas ou não dentro da sala de aula, venho aqui me mostrar indignado. Poucos domingos atrás - se não dois - certo padre em uma das missas da Igreja Católica, com discurso agressivo e pouco respeitoso disse estar fazendo um alto número de batizados e ainda (disse ainda) por mães solteiras. Ressaltou que esse número depois de nove ou dez meses dobrariam, pois aconteceu a festa da cidade e aconteceria famosa festa regional, o Carnalfenas, onde aconteciam "farras" e outras atrocidades. Verdade ou não, só podem dizer os que frequentam esses lugares e julgam assim as pessoas que vão nos mesmos. As mulheres - as que frequentos esses eventos e até mesmo as mães solteiras da nossa sociedade não merecem tal tratamento; e sabe-se que mesmo as festas pagãns eram frutos de expurgo do demônio. Vivemos em um mundo de diferenças, porém, onde todos podem ser tratados com igualdade. É esse o princípio da religião, unificar as pessoas, tratar com igualdade e fraternidade. Mas aonde está a igualdade? Essa não é maneira correta de se tratar os problemas pertinentes á sociedade, é sim uma forma de descriminar, colocar diferente e menosprezar pessoas nessa situação. Bom, fujo um pouco dos assuntos pertinentes à educação escolar, mas não poderia deixar de abordar aqui. A escola vem sempre tratando esses assuntos, e acredito que de maneira coerente e certeira, do jeito que tinha que ser! Tendo resultados ou não. É triste ter que conviver com isso, e é por isso que acredito no Deus da beleza, da bondade, sem descriminar e sem castigar ninguém. Depois eles se perguntam o porque da perca de fiéis! Aonde estão os fiéis? Bom, aonde eu não sei, mas bem longe de situações como essa!


Rodrigo Mesquita

Um comentário:

  1. Infelizmente, a igreja não faz caso da hipocrisia, que constitui um lisonjeiro tributo a seu poder; mais danosa ainda é superstição teológica do "pecado" que ela prega.

    ResponderExcluir